segunda-feira, 19 de março de 2007

PROJETOS EDUCACIOANAIS: SUA IMPORTÂNCIA A CAMINHO DA CONSTRUÇÃO

Apesar das exigências habituais, devemos obstinar-se a encontrar prazer no trabalho. Pois do contrário, estaremos expostos às doenças cardíacas, estresse, irritação, depressão e decepção estendida a vários segmentos da vida. Devemos ter consciência que nenhuma realização é completa, pois para todo objetivo supostamente alcançado sucede a outros que devemos realizar. Aproveitemos enquanto estamos trabalhando para oportunizar projetos que nos levará a atualização e aprofundamento em diversas áreas com a interdisciplinaridade. O(A) professor(a) tem que ser ousado(a) tentando mudar o que ou quem precisa, acrescentando o que ou quem se estar incompleto e conquistando quem se achar acomodado. Assim: - Ao elaborarmos um projeto, avaliemos se ele é relevante para a escola. - Identifiquemos que interesses estão sendo ameaçados por nossas idéias e quais são as pessoas que podem influenciar negativamente a aceitação delas. - Apresentemos nossas idéias de acordo com a “clientela” que se destina. Mostremos os resultados, os detalhes e deixemos espaço para que outros possam participar da construção do projeto, permitindo, assim, a livre expressão de idéias, de novas experiências e exercitando outras formas de pensar. Mantendo a nossa identidade. Compreender a natureza dos colegas é fundamental para trabalhar bem em qualquer lugar. Às vezes, será preciso passar a “paternidade(maternidade)” de nossa idéia para alguém politicamente mais forte ou influente. Podemos acreditar que isso vai fazer com que ganhemos muitos pontos com essa pessoa e com quem se beneficiou da sua contribuição. - Ampliemos nosso espaço de atuação dentro da escola, adotando a interdisciplinaridade. Comecemos apresentando e procuremos implantar uma pequena idéia e, conseqüentemente, divulgando -sem arrogância- os resultados. Enquanto estivermos trabalhando em uma escola, seja ela qual for, mostremos realmente empenho em ampliar nossa área de atuação interdisciplinar, alargando a diferentes temas que diversificam o aprendizado. Elaboremos continuamente projetos para a construção do nosso espaço profissional, pois isso fará parte de nosso desenvolvimento pessoal. Para construirmos um projeto é preciso conhecer bem nosso espaço na escola e encontrarmos nele as respostas para os dilemas do nosso dia-a-dia. Devemos fazer do ambiente de trabalho, no caso A Escola, uma extensão do nosso convívio familiar, da nossa casa, e, assim, perguntarmos: o que devo fazer para melhorar minha escola? Em que devo contribuir para melhorar meu ambiente de trabalho? Quais os pontos que devo incrementar para atingir com eficiência os objetivos? É na elaboração de um projeto que temos a grande oportunidade de mostrar que nossos valores e planos têm tudo a ver com os valores e metas da escola. Mas em nenhuma hipótese elaboremos ou façamos parte da autoria de um projeto se depois não tenhamos condições em executá-lo. Não há segredo nem fórmula milagrosa para que um projeto seja bem-sucedido. A escola espera apenas que o(a) professor(a) revele o melhor de si, de maneira competente, transparente e honesta. Para isso devemos sempre usar o bom senso e assim conseguir combinar a espontaneidade com a argumentação bem fundamentada e sendo contundente na utilização de uma avaliação criteriosa. Façamos um projeto completo sobre o que se deseja acrescentar em nosso dia-a-dia a fim de melhorar o ambiente de trabalho. Com isso, não poupemos tempo e procuremos adaptar os recursos para a realidade. Usemos todas as fontes de informação disponíveis. Os melhores dados geralmente vêm de pessoas que conhecem os detalhes do que o projeto propõe, sejam elas amigos ou amigas de profissão, funcionários(as) ou ex-funcionários(as) da escola e, principalmente, a clientela no qual o projeto se destina. Antes de elaborar um projeto devemos conhecer os valores e os objetivos da escola. Assim, é importante informar-se, pesquisar e avaliar como podemos contribuir para que a escola atinja cada vez melhor suas metas. No fim das contas, o objetivo de qualquer bom profissional é procurar resolver os problemas existentes em seu local de trabalho. Portanto, procuremos identificar os problemas da escola e mostremos num projeto como resolvê-los. Lembremos que todo projeto deve ser conciso e que nos leve a especificidade das soluções, investigando uma temática com restrição, mesmo quando o aprofundamento do assunto caminhe a uma complementação extensa. De maneira geral, um projeto é uma série de medidas coerentes para resolver um problema, aprofundar-se num questionamento ou esclarecer uma argumentação do cotidiano; devemos conhecer o problema e descobrir as respostas que solucione a questão. BOM TRABALHO!

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