segunda-feira, 26 de março de 2007

MOTIVAÇÃO NA ARTE DE ESTUDAR

São muitas, pequenas, médias e até grandes escolas, tanto da rede oficial de ensino quanto particular, que não alcançaram êxito com a falta de interesse dos alunos em aprender, em estudar, mas unicamente focam suas atenções no passar e concluir os estudos, como se estudar e aprender tivesse tempo e fim, não sabendo que estudamos o tempo todo e em qualquer lugar e estamos condenados a aprender até o nosso fim, se é que ele existe! Por certo, os erros equivocados provêm de uma violenta demanda pela ânsia de se obter em curto prazo um aumento considerado na satisfação para estudar. Portanto, fecham-se os olhos de modo a deixar-se limitado, fato que não torna uma escola ideal, mas um amplo espaço físico sem vida, sem sentimentos e sem a prática que é a experiência no centro dos objetivos de toda instituição de ensino, conseqüentemente tornando-se numa escola inadequada, numa escola sem valor. Faz-nos perceber que é de suma importância o conhecimento amplo da clientela e das novas alternativas existentes na área da motivação, do despertar interesse, do incitar, estimular e encorajar à arte de estudar e saber estudar, de aprender e assimilar mentalmente as questões do cotidiano. É viável recordar-mos que tudo se começa pelo diálogo, em primeiro momento com o grande grupo, depois àqueles envolvidos e finalmente com conversas individualizadas, mantendo-se a calma em todas as etapas. Dessa forma, mostra-se atitude e controle, para os iniciantes, de uma situação que não deve ser agravada para os casos mais difíceis, pelo contrário dar exemplo que favorece ao caminho da mudança, adquirindo experiência que servirão de suporte para encontrar soluções gradativas àqueles problemas a muito já existente, assim conhecido por todos. Mesmo assim, é preciso uma atuação de forma consciente e alerta quanto aos principais distúrbios existentes, quando for o caso, e os possíveis que porventura venham a surgirem. Para não se tornar mais difícil a luta pelo desinteresse e desencorajamento pelos estudos, vale ressaltar a necessidade da iniciativa ao estímulo satisfatório como meio interior de se atingir o objetivo. Após esse importante passo, fica a de uma melhor escolha pelo método a ser usado.

Nenhum comentário: