terça-feira, 10 de abril de 2007
TEATRO NA EEEFM MURILO BRAGA DE PORTO VELHO, RO
A COMUNIDADE ESCOLAR DO INSTITUTO EDUCACIONAL MURILO BRAGA SENTE-SE ORGULHOSA PELAS TURMAS 1º ANO A e 1º ANO B DO ENSINO MÉDIO REGULAR POR LANÇAREM-SE À DISPOSIÇÃO DE FAZEREM PARTE DO GRUPO TEATRAL QUE ESTÃO ENSAIANDO SOBRE VIOLÊNCIA E DO GRUPO DE TEATRO DE FANTOCHES QUE ENSAIAM SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL. OS ENSAIOS SÃO COORDENADOS PELOS PROFESSORES BARROS, DENISE, ROGÉRIO E CARMEM.
sábado, 7 de abril de 2007
CAMELIDADES MALBATAHÂNICAS(1)
APRESENTO UMA SÉRIE DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, CURIOSIDADES MATEMÁTICAS, DESAFIOS E QUEBRA-CABEÇAS PESQUISADOS E TRASLADADOS DOS GRANDES MATEMÁTICOS E TAMBÉM DAQUELES QUE CONTRIBUÍRAM COM SEUS ESTUDOS PARA ESTA MARAVILHOSA MÃE DE TODAS AS CIÊNCIAS QUE É A MATEMÁTICA, COMO: MALBA TAHAN, CHARLES SOLÒMON, ERNESTO ROSA NETO, Y. I. PERELMAN, EDWARD KASNER, PAUL KARLSON, LANCELOT HOGBEN, MARTIN GARDNER, CARL B. BOYER, JAIRO BEZERRA, PAULO N. ALMEIDA E OUTROS.
PARA MIM, O CONTEÚDO DESTA PÁGINA SIGNIFICA O INÍCIO DE UMA COLEÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE SERVIRÃO PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO PELO ESTUDO DA MATEMÁTICA, TORNANDO AS AULAS MAIS ESTIMULANTES E GOSTOSAS.
OS DESAFIOS RELACIONADOS ABAIXO DEVEM SER LANÇADOS AOS ALUNOS COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A REFLEXÃO E A CRIATIVIDADE, PROVOCAR DEBATES NO SEIO FAMILIAR E, POR CONSEGUINTE, ENSINAR MATEMÁTICA.
NOVOS EXERCÍCIOS DESSE TIPO SERÃO FACILMENTE CRIADOS E COLETADOS EM LIVROS E PERIÓDICOS, O QUE SUA DIVULGAÇÃO PODERÁ ACONTECER A QUALQUER MOMENTO.
FIQUE ATENTO!
1) BOTINA E MEIA MAIS BOTINA E MEIA, QUANTOS PARES SÃO? HÁ DUAS RESPOSTAS.
2) COM TRÊS LETRAS É PESSOA. UMA SAI, QUATRO A FICAR. TIRE UMA – ESSA É BOA – AINDA CINCO VAI RESTAR.
3) QUANTO É A METADE DE DOIS, MAIS DOIS?
4) O QUE SAI MAIS BARATO: LEVAR UM AMIGO DUAS VEZES AO CINEMA OU LEVAR DOIS AMIGOS UMA VEZ?
5) QUAL A METADE DO NUMERAL 8? HÁ DUAS RESPOSTAS.
6) UM GATO COME UM RATO EM UM MINUTO. CEM GATOS COMEM CEM RATOS EM QUANTOS MINUTOS?
7) UM CRIMINOSO FOI CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA. PORÉM, SUA PENA FOI REDUZIDA À METADE. COMO PODE SER CUMPRIDA A SENTENÇA?
8) DOIS PAIS E DOIS FILHOS FORAM PESCAR. CADA UM PEGOU DOIS PEIXES. QUAL O TOTAL DE PEIXES PESCADOS?
9) COMO PODE A METADE DE TREZE SER OITO?
10) TIRANDO 5 DE 25, QUANTO FICA? A RESPOSTA NÃO É VINTE.
segunda-feira, 26 de março de 2007
MOTIVAÇÃO NA ARTE DE ESTUDAR
São muitas, pequenas, médias e até grandes escolas, tanto da rede oficial de ensino quanto particular, que não alcançaram êxito com a falta de interesse dos alunos em aprender, em estudar, mas unicamente focam suas atenções no passar e concluir os estudos, como se estudar e aprender tivesse tempo e fim, não sabendo que estudamos o tempo todo e em qualquer lugar e estamos condenados a aprender até o nosso fim, se é que ele existe! Por certo, os erros equivocados provêm de uma violenta demanda pela ânsia de se obter em curto prazo um aumento considerado na satisfação para estudar. Portanto, fecham-se os olhos de modo a deixar-se limitado, fato que não torna uma escola ideal, mas um amplo espaço físico sem vida, sem sentimentos e sem a prática que é a experiência no centro dos objetivos de toda instituição de ensino, conseqüentemente tornando-se numa escola inadequada, numa escola sem valor.
Faz-nos perceber que é de suma importância o conhecimento amplo da clientela e das novas alternativas existentes na área da motivação, do despertar interesse, do incitar, estimular e encorajar à arte de estudar e saber estudar, de aprender e assimilar mentalmente as questões do cotidiano.
É viável recordar-mos que tudo se começa pelo diálogo, em primeiro momento com o grande grupo, depois àqueles envolvidos e finalmente com conversas individualizadas, mantendo-se a calma em todas as etapas. Dessa forma, mostra-se atitude e controle, para os iniciantes, de uma situação que não deve ser agravada para os casos mais difíceis, pelo contrário dar exemplo que favorece ao caminho da mudança, adquirindo experiência que servirão de suporte para encontrar soluções gradativas àqueles problemas a muito já existente, assim conhecido por todos. Mesmo assim, é preciso uma atuação de forma consciente e alerta quanto aos principais distúrbios existentes, quando for o caso, e os possíveis que porventura venham a surgirem.
Para não se tornar mais difícil a luta pelo desinteresse e desencorajamento pelos estudos, vale ressaltar a necessidade da iniciativa ao estímulo satisfatório como meio interior de se atingir o objetivo. Após esse importante passo, fica a de uma melhor escolha pelo método a ser usado.
quarta-feira, 21 de março de 2007
segunda-feira, 19 de março de 2007
PROJETO EDUCACIONAL CHOCOLATE NA EEEFM MURILO BRAGA DE PORTO VELHO, RO
A turma do 1º ano A do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga de Porto Velho, RO sente-se honrada por ser pioneira neste ano de 2007 no desenvolvimento de projetos educacionais que traduzem a necessidade de pesquisar, desenvolver e aprofundar-se nos questionamentos cotidianos voltados às premissas de indagações e argumentações relevantes ao nosso crescimento pessoal e social.
Para se ter uma idéia da satisfação pelo trabalho ora realizado, o atual projeto sobre “CHOCOLATE” leva todos os participantes envolvidos, sejam alunos(as), professores(as) e público em geral, a entender desde a história do plantio e extração do cacau até a fabricação nacional e internacional do chocolate, passando a conhecer e comparar a produção e diferenciar as diversas formas e tipos de chocolate, com a participação financeira da exportação e econômica do consumo, etc.
Sob orientação da professora Carmem da disciplina de Geografia e da professora Elysangela de Biologia, o trabalho de pesquisa envolve também os professores: Barros de Matemática, Chiquinho de História, Rogério de Química e a professora Keyla de Inglês.
Assim professores(as) e alunos(as) envolvidos(as) sentem-se honrados(as) por participarem desse projeto.
PROJETOS EDUCACIOANAIS: SUA IMPORTÂNCIA A CAMINHO DA CONSTRUÇÃO
Apesar das exigências habituais, devemos obstinar-se a encontrar prazer no trabalho. Pois do contrário, estaremos expostos às doenças cardíacas, estresse, irritação, depressão e decepção estendida a vários segmentos da vida. Devemos ter consciência que nenhuma realização é completa, pois para todo objetivo supostamente alcançado sucede a outros que devemos realizar. Aproveitemos enquanto estamos trabalhando para oportunizar projetos que nos levará a atualização e aprofundamento em diversas áreas com a interdisciplinaridade.
O(A) professor(a) tem que ser ousado(a) tentando mudar o que ou quem precisa, acrescentando o que ou quem se estar incompleto e conquistando quem se achar acomodado. Assim:
- Ao elaborarmos um projeto, avaliemos se ele é relevante para a escola.
- Identifiquemos que interesses estão sendo ameaçados por nossas idéias e quais são as pessoas que podem influenciar negativamente a aceitação delas.
- Apresentemos nossas idéias de acordo com a “clientela” que se destina. Mostremos os resultados, os detalhes e deixemos espaço para que outros possam participar da construção do projeto, permitindo, assim, a livre expressão de idéias, de novas experiências e exercitando outras formas de pensar. Mantendo a nossa identidade. Compreender a natureza dos colegas é fundamental para trabalhar bem em qualquer lugar. Às vezes, será preciso passar a “paternidade(maternidade)” de nossa idéia para alguém politicamente mais forte ou influente. Podemos acreditar que isso vai fazer com que ganhemos muitos pontos com essa pessoa e com quem se beneficiou da sua contribuição.
- Ampliemos nosso espaço de atuação dentro da escola, adotando a interdisciplinaridade. Comecemos apresentando e procuremos implantar uma pequena idéia e, conseqüentemente, divulgando -sem arrogância- os resultados.
Enquanto estivermos trabalhando em uma escola, seja ela qual for, mostremos realmente empenho em ampliar nossa área de atuação interdisciplinar, alargando a diferentes temas que diversificam o aprendizado. Elaboremos continuamente projetos para a construção do nosso espaço profissional, pois isso fará parte de nosso desenvolvimento pessoal.
Para construirmos um projeto é preciso conhecer bem nosso espaço na escola e encontrarmos nele as respostas para os dilemas do nosso dia-a-dia.
Devemos fazer do ambiente de trabalho, no caso A Escola, uma extensão do nosso convívio familiar, da nossa casa, e, assim, perguntarmos: o que devo fazer para melhorar minha escola? Em que devo contribuir para melhorar meu ambiente de trabalho? Quais os pontos que devo incrementar para atingir com eficiência os objetivos?
É na elaboração de um projeto que temos a grande oportunidade de mostrar que nossos valores e planos têm tudo a ver com os valores e metas da escola. Mas em nenhuma hipótese elaboremos ou façamos parte da autoria de um projeto se depois não tenhamos condições em executá-lo.
Não há segredo nem fórmula milagrosa para que um projeto seja bem-sucedido. A escola espera apenas que o(a) professor(a) revele o melhor de si, de maneira competente, transparente e honesta. Para isso devemos sempre usar o bom senso e assim conseguir combinar a espontaneidade com a argumentação bem fundamentada e sendo contundente na utilização de uma avaliação criteriosa.
Façamos um projeto completo sobre o que se deseja acrescentar em nosso dia-a-dia a fim de melhorar o ambiente de trabalho. Com isso, não poupemos tempo e procuremos adaptar os recursos para a realidade. Usemos todas as fontes de informação disponíveis. Os melhores dados geralmente vêm de pessoas que conhecem os detalhes do que o projeto propõe, sejam elas amigos ou amigas de profissão, funcionários(as) ou ex-funcionários(as) da escola e, principalmente, a clientela no qual o projeto se destina.
Antes de elaborar um projeto devemos conhecer os valores e os objetivos da escola. Assim, é importante informar-se, pesquisar e avaliar como podemos contribuir para que a escola atinja cada vez melhor suas metas. No fim das contas, o objetivo de qualquer bom profissional é procurar resolver os problemas existentes em seu local de trabalho. Portanto, procuremos identificar os problemas da escola e mostremos num projeto como resolvê-los.
Lembremos que todo projeto deve ser conciso e que nos leve a especificidade das soluções, investigando uma temática com restrição, mesmo quando o aprofundamento do assunto caminhe a uma complementação extensa.
De maneira geral, um projeto é uma série de medidas coerentes para resolver um problema, aprofundar-se num questionamento ou esclarecer uma argumentação do cotidiano; devemos conhecer o problema e descobrir as respostas que solucione a questão.
BOM TRABALHO!
INSCRIÇÃO PARA O ENEM - 2007
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2007 serão realizadas de 14 de maio a 15 de junho, tanto pela Internet - através do site: www.enem.inep.gov.br/inscricao quanto pelos Correios sob uma taxa de R$ 35,00 - estando isento os alunos concluintes da rede pública de ensino e àqueles carentes, de acordo com informações concedidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. As provas estão previstas a serem realizadas no dia 26 de agosto, com duração de cinco horas para fazer uma redação e responder a 63 questões das diversas disciplinas do ensino médio e de atualidades. Vale a pena ressaltar a importância da participação no ENEM de todos os concluintes do ensino médio para que posteriormente possam concorrer a bolsas de estudos nas diversas instituições particulares de ensino superior do país. Não poderia deixar de desejar a todos uma Boa Sorte!
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu bom e querido Deus por todos os momentos da minha vida e também ficarei imensamente grato a todos(as) que acessarem este espaço pois aqui terão notícias atualizadas de interesse geral, esboço dos meus diversos trabalhos, argumentações propositais, anseios, pensamentos, um pouco do meu ponto de vista e um resumo da labuta diária. Lembro a todos que são nos agradecimentos e no pensar positivo do dia-a-dia que nos sentimos mais perto de Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)